Imprimir

Controle de custos é saída para crise, sugere consultor Edilson Luiz na FIEAM

Em palestra promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM),no dia 17 de março de 2016, o consultor Edilson Luiz disse que o momento pelo qual o país passa requer dos trabalhadores controle maior de custos, objetivando a superação da crise econômica instalada no Brasil.

 Luiz destacou a importância do conhecimento sobre como funciona a mecânica dos custos industriais, tendo o profissional que ter entendimento inicial do que é o custo fixo, que existe independente do produto e serviço realizado e vendido. “Ao ter essa noção, a proposta é diminuir custos para poder vencer a atual crise”, sugeriu o palestrante.

 Edilson Luiz ministrou o curso Custos industriais e formação de preços na FIEAM

 

O consultor é especialista em Custos Industriais, Sistemas de Gestão Informatizados, e Implantação de Processos Administrativos e Produtivos. O software utilizado para ministrar o curso foi o Ciagraf. Na avaliação de Luiz, o principal erro do empresário com relação a controle de gastos na indústria é a negligência deste mapeamento quando o mercado está aquecido.

“Quando os negócios andam bem, o empresariado tende a esquecer de seus custos e passam a ter gastos desordenados e quando a crise chega, a retomada do controle de custos leva tempo e muitas vezes o empreendimento não resiste e quebra”.

Para o instrutor do SENAI da área de Plástico, Hilton Oliveira Neto, o curso foi bastante proveitoso para as atividades que desempenha na instituição de ensino profissional. Neto é responsável por ministrar cursos de aprendizagem e qualificação de tecnologia do plástico, além de atender a demanda de serviços técnicos e tecnológicos da indústria.

“Além das aulas no SENAI, também produzo peças e moldes plásticos para clientes da indústria. Nessa segunda atividade, é importante saber prospectar o custo do desenvolvimento de um produto e analisar se este valor atende às necessidades do cliente”, disse Neto, para quem o curso deu oportunidade de tirar dúvidas sobre como refinar os custos e formar preços do trabalho, tanto na vida profissional quanto pessoal.

 

Reportagem retirada do site http://www.fieam.org.br